domingo, 13 de junho de 2010

God Save the Queen!

Aos 18 anos de idade, a jovem Alexandrina Vitória Regina assumiu o trono britânico. Somente possivel devido as mortes prematuras de suas duas primas e posteriormente com o falecimento de seu tio Guilherme IV, até então rei da Inglaterra a rainha Vítoria teve dias de prisão em seu próprio castelo.
Filha do duque de Kent e da ex-princesa de Leininge, nunca conheceu seu pai pois este faleceu logo após seu nascimento.
Vitória após ser coroada passou a ser o centro das atenções, apesar de uma beleza pouco expressiva e de um excelente humor, mantinha-se fiel a regularidade das horas de trabalho.




Sozinha e muito assediada por haver tantos interesses no poder e na política, apaixonou-se pelo seu primo Albert de Saxe-Coburg. A união com Albert fez com que a rainha se preocupasse com as questões que antes não a importava como, a política ao perceber que o país não poderia se manter isolado em suas fronteiras e que deveria ampliar seus horizontes. Embora diversos países europeus passaram a correr pela expansão de seu território, somente a Inglaterra da rainha Vitória aumentou seus domínios territoriais.Com o intuito de ampliar o mercado consumidor, a rainha fortaleceu as campanhas contra a escravidão mundial e incentivou a abertura dos portos internacionais.
 

Seu reinado durou 64 anos, tendo nesse tempo elevado a Inglaterra ao posto de maior império do mundo. O seu governo era sinônimo de pontualidade e sofisticação, isso se deve ao fato da soberana ter influenciado o estilo de vida e comportamento dos ingleses.
Com a morte de seu marido aos 42 anos de febre tifóide, o reinado de Vitória perdeu o seu antigo encanto pois passou a rainha se trancar em casa e a recusar-se solenemente a cumprir seus deveres públicos, não mais se pronunciando sobre política. Apesar dos seus 9 filhos serem presentes nas familias reais da Prussia, França, Belgica, dentre outras nações sua dor era diária. A tristeza só foi embora em 1897, quando completou 60 anos de reinado, estivesse de luto eterno. Até os 81 anos continuou com hábito de separar a vestimenta do seu marido, todos os dias, mesmo após a morte de Albert em 1861.  
A rainha Vitória morreu em 1901.

Sua história está no filme em cartaz em junho/2010: The Young Victoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário