sábado, 26 de junho de 2010

Direito à vergonha

Há um tempo atrás fui surpreendida com uma ligação de um escritório de cobrança que representa uma empresa de telefonia móvel. Me cobravam um valor (na verdade não era uma grande fortuna) de contas em atraso e que eu tinha que em 48 horas resolver a pendência financeira.
Porém, o que mais fiquei surpresa foi que nunca tive linha telefônica com a empresa e desconhecia as informações que ali eram passadas pelo cobrador-advogado.
Bom, me dirigi a uma loja da empresa, registrei a reclamação. Pediram que eu juntasse um registro de ocorrência e que isso tudo fosse dirigido à gerência. Fiz tudo isso. Passei todas as informações, juntei comprovante de residência, uma carta, xeroz de documentos, etc...
Na ocasião me informaram que estava resolvido. Esqueci do caso. Até achei que foi eficiente demais.
Sete meses depois recebo novo contato da empresa, e me pedem para eu fazer tudo novamente. Só que desta vez eu quis ver os documentos que eles tinham lá, para isso agendei um horário e fui ver o que eles tinham para me apresentar.
O endereço da conta era em área de risco, não souberam dizer como conseguiram meus documentos, nem como poderiam ter aberto uma conta telefônica baseada em fraude. Só que era tanta falta de vergonha na cara, um despreparo das pessoas envolvidas, que o resumo da história foi termos ido ao tribunal, pois é claro, que eu processei.
O forum escolhido foi o da Barra da Tijuca, RJ. Apesar de eu ser formada em Direito, chamei um amigo para cuidar da minha causa. Impressiona-me esta coisa toda, me disseram que é assim...que eu tenho sorte...
Que sorte? Eu nao abri conta nenhuma, quis resolver na loja da cia telefônica e tive que levar ao Juizado de Pequenas Causas minha saga. Compareço à audiência, tentamos uma conciliação, não acontece. Remarcam a AIJ para cinco meses depois. Vou na audiência de Instrução e Julgamento, tentamos um acordo. Conseguimos o acordo. A sentença vem após mais cinco meses. E com essa sentença ainda não recebo a indenização. Tenho que aguardar a expedição do mandado de pagamento. Minha sentença foi dada em junho de 2009. O mandado de pagamento só foi expedido seis meses depois e esta semana é que realmente pude dar entrada no Banco do Brasil para receber minha indenização.


Como esse processo é lento?
Por isso que muitas pessoas acabam desistindo, acabam não acreditando que a justiça será feita.
Não dá para acreditar que o Juizado Especial, que foi criado para ter um processo célere, quase que oral, possa estar levando uma eternidade para resolver suas cotendas.
Eu, que me formei em 98, que dois anos depois mudei de área de trabalho e não tive mais contato com o dia-a-dia do mundo jurídico fiquei impressionada com a falta de comprometimento deste Forum da Barra. Não sei há muitos processo, nem se o efetivo dá conta de tudo que há lá, mas algo deveria ser feito.
Brasileiro não reclama tanto, acaba aguardando na fila, aceita certos desaforos implícitos, mas realmente meu desabafo aqui escrito se dá e espero que algo seja feito.
Aceito sugestões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário